quarta-feira, 29 de julho de 2009

Arroz cremoso com legumes (lacto)


Não costumo fazer comida de um dia para outro, mas amanhã será um dia atípico, então eu fiz uma panelada na correria aqui, e as crianças repetiram o prato :o))

Ingredientes:
1 xícara de chá de arroz integral
1 brócolis japonês
1 milho
1 cenoura
1 abobrinha italiana

Molho:
2 colheres de sopa cheias de manteiga
2 colheres de sopa cheias de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de leite
1 xícara de chá de água
1/2 xícara de queijo em pedaços (usei queijo prato)

Preparo
Lave o arroz e coloque na panela, juntando três xícaras e meia de água, e 1 colher de chá rasíssima de sal. Cozinhe em fogo médio, até secar a água, e mantenha a panela tampada.

Lave bem o brócolis, corte em pedaços e cozinhe no vapor. Se não tiver vapor, aqueça uma panela com água e assim que ferver, jogue os brócolis e retire-os ainda al dente. Reserve. Pique os outros legumes, o milho corte com uma faquinha para retirar os grãos, e cozinhe também no vapor ou em pouca água com uma pitada de sal.

Molho:
Derreta a manteiga numa panela, junte a farinha e vá mexendo adicionando aos poucos o leite e a água. Misture bem para não empelotar, coloque uma pitada de sal e quando estiver cremosinho, desligue o fogo, jogue o queijo e tampe a panela.

Agora é só juntar tudo! Pique melhor os brócolis, se não o fez, misture aos outros legumes. Numa panela grande, coloque o arroz, os legumes e jogue o molho em cima, misturando bem, deixe no fogo mínimo só para secar um pouco a água. Acerte o sal. Se desejar acrescente creme de leite fresco (eu não coloquei). Salsinha fresca picada na hora de servir é tudo!

bon apetit!


2 comentários:

  1. Lu eu fiz sexta a noite, todos gostaram. Parabéns suas receitas são fabulosas.

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Olha só mais uma receita deliciosa feita aqui em casa.
    Troquei o brócolis ninja pelo normal e usei farinha integral no molho.
    Garantia de pratos vazios e elogios!
    Bjkinhas,
    FêdaRaedoLu

    ResponderExcluir