quarta-feira, 8 de julho de 2009

Moussaka vegetariano

Ah, esse prato é o preferido do maridão! Parece trabalhoso, mas o sabor compensa, e o cheirinho que fica na cozinha é esplêndido! Coloquei entre parênteses opção para deixar a receita vegan.

Ingredientes:
3 berinjelas médias
2 abobrinhas médias
15 batatas médias
1/2 pimentão vermelho
1 cenoura média
azeite de oliva extravirgem
sal

Molho branco:
1 colher de sopa de manteiga bem cheia (ou margarina)
2 colheres de sopa chaias de farinha de trigo
1 xícara de leite (pode ser o leite de aveia, ou de soja)
1/2 xícara de água
1 colher de café de sal
1 pitada de noz moscada
1 pitada de pimenta do reino
1/2 xícara de queijo prato (opcional para a versão lacto)

Preparo:
Dê preferência aos legumes orgânicos, já que usaremos com casca. Lave bem os legumes com uma escovinha, e corte a abobrinha e a berinjela em fatias longitudinais, na espessura de 1/2 centímetro mais ou menos. Acomode no grill ou chapa, ou na frigideira anti-aderente e salpique sal. Depois de grelhadas, retire num prato e acomode as berinjelas com o pimentão em tirinhas, polvilhe sal e regue azeite. Deixe dourar. As cenouras corte em rodelinhas bem finas, tempere com sal e deixe grelhar até amaciar. As batatas estão na chapa, demoram um pouco mais para grelhar, e além do azeite e sal eu salpiquei orégano, que deixou um delicioso aroma.



Enquanto os legumes estão grelhando, prepare o molho:
Numa panelinha, derreta a manteiga, e coloque a farinha, mexendo bem. Adicione o leite aos pouquinhos, sem parar de mexer, e depois adicione a água. Se empelotar (que acontece quando mistura todo o líquido de uma só vez) dá para consertar desligando o fogo, esperar esfriar um pouco e passar o mixer, ou liquidificador.

Tempere com o sal, pimenta e noz moscada. Quando estiver borbulhando desligue. Se optou em usar queijo, coloque-o dentro do molho e tampe, vai derreter sozinho. Ligue o forno.

Agora vamos arrumar tudo na assadeira!
Eu utilizei a pequena (16cm X 25cm). Coloquei colheradas do molho de maneira que forrasse o fundo e laterais, sem untar. Intercale os legumes como quiser, e despeje o restante do molho em cima. Salpique sementes de papoula. Leve ao forno para gratinar (mais ou menos 30 minutos) e sirva com uma bela salada verde assim! E vinho ou suco de uva. Perfeito. Aqui serviu para dois adultos, uma criança e um bebê!


Nenhum comentário:

Postar um comentário