sexta-feira, 24 de julho de 2009

Nhoque de mandioquinha


Fazia tempo que eu não usava mandioquinha (batata salsa), pois as crianças enjoaram e qualquer prato que eu colocasse um pedaço disfarçado era recusado veementemente pelos dois! Afe!

Bem, resolvi cozinhar as poucas que eu tinha em casa, pensei em fazer esse prato e eis a surpresa, ficou uma delícia! O engraçado foi ver as crianças pegando os "minhoques" (nos termos da Gabi), saboreando e pedindo mais! Essa receita dá esse tanto da foto, bem pouquinho, pois era o que eu tinha em casa, aqui serviu um adulto (eu) e as crianças (de 1 ano, e de 4 anos), mas foi um acompanhamento, e não um prato principal..... se quiser dobre, quadruplique a receita.

Ah, a semolina que eu uso nessa receita é um grande aliado culinário na hora de preparar nhoques..... não precisa de ovo, nem manteiga.

Detalhe: Pedi a ajuda da filhota para amassar as mandioquinhas, então não passei no espremedor de batatas, pode-se observar que tem uns pedaços não amassados na foto heheheheh

Ingredientes:
Mandioquinha (descascar e picar em pedacinhos até completar uma xícara de chá)
1/2 xícara de chá de semolina de trigo durum (uso da marca renata)
1 pitada de sal

Preparo:
Cozinhe no vapor ou em pouca água as mandioquinhas sem sal, até amolecerem. Amasse com um garfo ou passe pelo espremedor de batatas. Coloque numa tigela, acrescente uma boa pitada de sal e junte a semolina aos poucos, mexendo com um garfo, e depois com a ponta dos dedos. Eu usei menos que a 1/2 xícara da farinha.... Faça rolinhos e corte com uma faca, a cada 1 cm.

Coloque água para ferver em uma panela média, para cozinhar os nhoques, adicione um fio de óleo e uma pitadinha de sal, retirando com uma escumadeira assim que subirem à superfície. Coloque numa panela, adicione um fio de óleo ou azeite para não grudar, e sirva com o molho de sua preferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário