quarta-feira, 1 de julho de 2009

Pão com casquinha de gergelim


Sempre quis comer pão caseiro com sementes de gergelim, mas elas caíam depois de assado. Descobri que o leite de aveia é uma ótima "cola". Olha que bonitinho que ficou!

Aqui em casa não amasso pão na mão, tive um problema no punho, lembrança do meu tempo de esteticista, então minha batedeira planetária da arno é minha melhor amiga!!! O problema é que faço quase tudo a "olhômetro", principalmente a farinha no final, até dar o ponto.... mas vamos lá!

Ingredientes do pão:
1 tablete de fermento biológico ou 1 colher de sopa de fermento granulado
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
4 colheres de óleo de girassol
250 ml de água morna
1/2 xícara de gérmen de trigo tostado
4 colheres de sementes de linhaça (triture na hora que for utilizar)
1 colher de sopa (rasa) de sal
1 xícara e meia de farinha de trigo integral
farinha de trigo branca até dar o ponto (1 xicara ou mais)

Coloco tudo na tigela da batedeira, misturo bem com a colher (menos a farinha branca). Levo à batedeira com o batedor de massa pesada, e deixo lá ligado no médio, vou colocando a farinha branca aos poucos, a quantidade sempre varia, se o tempo esté quente ou úmido, mas a ideia é vc ir adicionando a farinha, até a massa ficar fofa mas sem grudar na mão. Eu páro várias vezes a batedeira, para tirar a massa do batedor com uma colher, coloco mais um pouquinho de farinha e torno a bater. A massa vira um bolota batendo pra lá e prá cá. O pão feito com a massa na batedeira fica mais macio que na mão, eu uso a batedeira em muitas receitas, até para fazer nhoque.
Deixa crescer esta massa até dobrar de volume. Depois coloca em forma untada e enfarinhada. E deixa crescer novamente. Quando estiver na altura da forma, pincela o leite de aveia, joga gergelim (pode colocar bastante) e depois pincela mais leite de aveia em cima. Deixa crescer mais um pouquinho e põe para assar. O perfume deste pão assando é incrível!

*leite de aveia:

Colocar 1 copo de aveia e dois copos de água num recipiente e deixar de molho por duas horas. Bater no liquidificador por 1 minuto, e coar. O líquido vc usa em qualquer preparo, substituindo o leite de vaca, guarda na geladeira, aqui eu faço e dura no máximo dois dias. O resíduo utiliza na massa do pão, mistura na comida das crianças etc... O "leite" fica delicioso aquecido em banho maria com uma pitada de canela e melado.

5 comentários:

  1. Lu, eu adoro tuas receitas de pão...
    O integralzão tá lá na minha cozinha crescendo...rs
    Vou fazer essa que vc indicou...
    Tô querendo uma batedeira planetária tb viu?! rs
    E olha só a sincronia...Enquanto fiz o pão, deixei minha aveia de molho pro leite...
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. eeee, é isso aí Pé! a gente vai pegando uma prática em fazer as coisas né! Continuemos assim!!!! Bjão!!!

    ResponderExcluir
  3. vou vazer sua receita do pão
    Adoro fazer pães
    Abraços
    João Luiz
    Se tiver mais receitas de pães
    favor me mandar por e-mail
    diorkaef@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. vou fazer amanhã para minhas clientes!

    ResponderExcluir
  5. Lu Obrigada pela dica do leite de aveia. Tô começando uma padaria integral e os grãos que caiam eram pra mim um tormento. Tô tão feliz! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir